top of page

Melhores Jogos de Tabuleiro Para Jogar Com a Família e Amigos 2023


Os Melhores Jogos de Tabuleiro Para Jogar Com a Família e Amigos

Ter um jogo de tabuleiro para jogar com a família ou amigos nas reuniões em casa ou levar para suas viagens de férias é garantia de ótimos momentos de diversão.


Os jogos de tabuleiro, agora também chamados de board games, estão mais populares do que nunca e existem muitas opções de jogos criativos e divertidos entre os melhores jogos de tabuleiro para pessoas de todas as idades perfeitos para reunir familiares e amigos em um só lugar.



Como escolher o melhor jogo de tabuleiro

Como escolher o melhor jogo de tabuleiro


O melhor jogo de tabuleiro é aquele que proporciona bons momentos de diversão com a família e amigos e consegue agradar a todos os participantes.


Escolher o melhor jogo de tabuleiro pode parecer bastante simples mas, prestar atenção a alguns detalhes pode fazer a diferença na hora de jogar.


Por isso é importante na hora de escolher o melhor jogo de tabuleiro levar em consideração os tipos de jogos de tabuleiro que existem, a idade dos jogadores, o tempo de jogo e o número de participantes.



Tipos de Jogos de tabuleiro


Existem vários tipos de jogos de tabuleiro para agradar vários estilos de jogadores, desde os jogos para quem gosta de estratégia, raciocínio lógico e abstrato, passando por conhecimentos gerais até os que estimulam a imaginação e criatividade.



Jogos de tabuleiro para adultos ou para crianças


Verifique se o jogo é só para adultos ou se também pode ser jogado por crianças, existem jogos com regras e temas mais complexos que tornam o jogo difícil para as crianças participarem.



Tempo de partida de jogos de tabuleiro


Outro ponto para se considerar é o tempo de partida, alguns duram minutos e outros podem demorar horas.



Número de jogadores de jogos de tabuleiro


O número de pessoas também é um fator importante, se é um grupo maior para jogar, a opção é escolher um jogo que comporte mais participantes.



Selecionamos abaixo os melhores jogos de tabuleiro, dos clássicos aos modernos que irão proporcionar ótimos momentos com a família e amigos, escolha aqueles que mais lhe agrada e prepare-se para muitas horas de diversão.



Melhores jogos de tabuleiro





Em Pandemic, um dos melhores jogos de tabuleiro de estratégia, várias doenças virulentas eclodiram simultaneamente em todo o mundo.


Os jogadores combatem essas doenças, assumindo o papel de especialistas cuja missão é tratar os focos enquanto pesquisam a cura para cada uma das quatro pragas.


O diferencial deste jogo está nos participantes serem membros de uma equipe para combater pandemias, ao invés da competição tradicional entre os jogadores de jogos de tabuleiro.


É um jogo cooperativo onde cada participante tem uma função diferente, com habilidades especiais para criar estratégias e combinar suas forças de especialistas, a fim de curar as doenças.


Se uma ou mais doenças se espalham além da recuperação ou se decorrido muito tempo, todos os jogadores perdem. Se encontrarem a cura das quatro doenças, todos ganham.



Nº de jogadores: 2 a 4


Idade recomendada: a partir de 14 anos


 




Um dos melhores jogos de tabuleiro entre os clássicos para jogar com a família, é diversão na certa, o jogo Banco Imobiliário desafia os jogadores a entrarem no universo competitivo do mercado imobiliário.


O objetivo do jogo é ficar rico comprando e vendendo imóveis, durante o jogo você administra suas posses para ganhar mais dinheiro que seus adversários e vencer, mas cuidado com os imprevistos no meio do caminho para não perder dinheiro.


Para ficar mais divertido, esta versão permite a utilização de um aplicativo que traz ainda mais objetivos e imprevistos para a partida.


Nº de jogadores: 2 a 6


Idade recomendada: a partir de 8 anos


 





Dixit é um jogo de criatividade e imaginação, em cada partida um dos jogadores é o narrador, onde terá seis cartas na mão com diferentes desenhos e, secretamente, escolher uma dessas cartas e falar uma palavra, frase ou ideia sobre ela.


Os outros jogadores devem então selecionar também secretamente uma carta, de suas mãos, que mais combina com uma dica dada pelo narrador. Quem conseguir adivinhar e ganhar mais pontos, vence.


Nº de jogadores: 3 a 6


Idade recomendada: a partir de 8 anos


 




Outro clássico dos jogos de tabuleiro, o Master é um jogo de perguntas e respostas com mais de 2.000 perguntas sobre conhecimentos gerais divididos entre Artes, Ciências e Tecnologia, Entretenimento, Esportes, Geografia e História.


Antes de responder a cada pergunta, você deve apostar na quantidade de pontos que deseja andar no tabuleiro para acertar.


É um excelente jogo para quem gosta de testar seus conhecimentos, vence quem conseguir avançar mais e chegar ao final do tabuleiro primeiro.


Nº de jogadores: 2 a 6


Idade recomendada: a partir de 14 anos


 



Para quem gosta de testar seus conhecimentos gerais e passar bons momentos com a família e amigos, o jogo Perfil é ideal.


Nesta nova versão há uma categoria, a digital, com atualidades do nosso dia a dia como metaverso, pix ou hashtag.


A cada rodada um jogador tira uma carta com dicas sobre um perfil que pode ser uma pessoa, um lugar, uma coisa ou um ano.


Cada jogador, na sua vez, vai recebendo dicas até descobrir a identidade correta do perfil.


Quanto menos dicas o jogador utilizar para acertar, mais avança no tabuleiro.


Quem chegar ao final do tabuleiro primeiro, vence.


Nº de jogadores: 2 a 6


Idade recomendada: a partir de 12 anos


 



Mais um clássico dos jogos de tabuleiro, considerado um dos melhores jogos de estratégia, não poderia ficar de fora desta lista.


O War é um jogo de conquista de territórios e continentes, onde cada jogador recebe uma carta que descreve o objetivo a ser completado, para alcançá-lo, precisará usar toda sua habilidade estratégica e também contar com a sorte nos dados para atacar ou defender seus territórios e vencer seus adversários.


Nº de jogadores: 3 a 6


Idade recomendada: a partir de 10 anos



 



Imagem e Ação é um jogo divertido e animado de adivinhação que oferece bastante interação entre os participantes, com regras simples, é ideal para a família toda.


Em cada rodada, um jogador é o desenhista e precisa ser criativo e fazer com que sua equipe adivinhe a palavra ou expressão que tirou, correndo contra o tempo dado pela ampulheta.


Nº de jogadores: 4 ou mais


Idade recomendada: a partir de 10 anos



 



Concept é um jogo de comunicação e adivinhação, mas os jogadores não poderão utilizar nenhuma palavra ou gesto para transmitir o que está escrito em sua carta.


A cada rodada, um time de 2 jogadores escolhe uma palavra ou expressão para ser adivinhada pelos outros jogadores e utiliza peças para indicar no tabuleiro os ícones que se relacionam com a palavra escolhida.


Pontos são distribuídos ao jogador que acertar, assim como para o time que escolheu a expressão ou palavra. O vencedor, no fim do jogo, é aquele com o maior número de pontos.


Concept tem centenas de palavras e expressões para você testar suas habilidades de comunicação, que variam em dificuldade entre fácil, difícil e desafiador. Além disso, Concept também é um jogo de tabuleiro que pode ser personalizado, permitindo que os jogadores criem suas próprias regras, conceitos e até pontuações.


Todas as ideias, mesmo as mais malucas, podem funcionar, desde que os demais jogadores possam entendê-las.


Nº de jogadores: 4 a 12


Idade recomendada: a partir de 10 anos


 



Detetive é outro grande clássico dos jogos de tabuleiro, os jogadores precisam solucionar um assassinato coletando provas que apontem, ou inocentem o assassino, a arma e a cena do crime.


É um jogo divertido, ideal para quem gosta de solucionar problemas e desvendar mistérios.


Na versão com aplicativo, os participantes podem jogar com apenas um celular, jogando em equipe, ou com mais de um celular, no jogo individual, onde quem solucionar primeiro é o vencedor.


Também é possível jogar apenas com o tabuleiro, da maneira tradicional.


Nº de jogadores: 3 a 8


Idade recomendada: a partir de 8 anos



 



Scotland Yard, outro excelente clássico dos jogos de tabuleiro com muitos fãs, é um dos melhores jogos de investigação e dedução, os jogadores buscam as pistas pela cidade de Londres para decifrar os enigmas dos crimes que ajudarão a desvendar os casos.


Cheque os locais suspeitos e anote todas as informações que conseguir, mas não perca tempo, os outros participantes também estão em busca de respostas e vence quem solucionar o caso primeiro.


Nº de jogadores: 2 a 6


Idade recomendada: a partir de 10 anos


 




Rummikub é um dos jogos mais vendidos no mundo, é fácil de aprender e rápido, é ideal para pessoas de diferentes idades jogarem juntas.


É diferente a cada vez que é jogado, combina sorte e estratégia e muda rapidamente para que cada jogador tenha uma chance de vencer até o fim.


No início do jogo cada participante recebe 14 pedras e o objetivo é baixar todas elas sobre a mesa, e todos compartilham as séries ou as sequências numéricas formadas.


Os jogadores se revezam baixando na mesa sequências numéricas da mesma cor ou de números iguais e cores diferentes, é bem semelhante a um jogo de cartas.


Cada rodada combina sorte e estratégia e muda o tempo todo conforme os jogadores ajustam as peças na mesa, vence o jogo quem conseguir baixar todas as suas peças primeiro.


Nº de jogadores: 2 a 4


Idade recomendada: a partir de 7 anos

 

Leia também:




bottom of page